terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Palestra Prof Vasco Pedro Moretto


Mais uma vez a Secretaria Municipal de Educação e Cultura mostrou o interesse de estar cada dia mais comprometida com a educação do município, e para iniciar o ano de 2009 com entusiasmo a palestra com o tema: "O dia-a-dia do professor competente em aula", com o professor Vasco Pedro Moretto, foi essencial para os educadores aprimorarem seus conhecimentos, se atualizarem sobre o papel do educador em sala de aula.
O evento aconteceu no dia 03/02/2009 (terça feira), às 8h30min, no Espaço Cultural e Esportivo Luiz Ronaldo Rodrigues de Almeida (Dada), na Escola Municipal Maria Semedo de Andrade, e contou com educadores das redes municipal, estadual e particular. Estavam presentes também o Secretário de Educação e Cultura, Paulo Roberto de Andrade, a Subsecretária de Educação e Cultura Débora Alves Morra Loures, o Secretário de Administração Osvaldo Cavalcanti e o Assessor de Esporte, Márcio Gutierres.
Ao final do evento foi oferecido um lanche durante o qual todos conversaram sobre a palestra.
É a Secretaria Municipal de Educação e Cultura valorizando e capacitando educadores, e transformando cidadãos atuantes na sociedade, tornando-a melhor e mais justa.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Nova Regra Ortográfica

Resumindo...O que muda?

Alfabeto:
Passará a ter 26 letras, ao incorporar "k","w" e "y".

Trema:
Deixará de existir, só permanecerá em nomes próprios, como Hübner ou Müller.

Acento agudo:
Desaparecerá nos ditongos abertos "ei" e "oi" em palavras como "idéia" e jibóia" e nas palavras paroxítonas com 'i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo em palavras como "feiúra".

Acento circunflexo:
Desaparecerá em palavras com duplo "o", como vôo e enjôo e na conjugação verbal com duplo "e", como "vêem" e "lêem".

Acento diferencial:
Não se usará mais o acento para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição) ou "pêlo" (substantivo) de pélo (verbo) e pelo (preposição mais artigo).

Hífen:
Desaparecerá em palavras em que o segundo elemento comece com "r" e "s", como "anti-rábico" e "anti-semita". A grafia passará a ser "antirrábica" e "antissemita". O hífen será mantido quando o prefixo terminar em "r", como em "inter-racial".